O primeiro Hub público de Goiás foi inaugurado na última quarta-feira (8), em Goiânia. Segundo o governo, o local foi construído com o intuito de ser um espaço de ações de inovação com foco no empreendedorismo e, com isso, fomentar a economia do Estado.
Conforme a superintendente de inovação tecnológica, Lidiane Abreu, o local deve ser aberto ao público até março.
O centro de inovação fica localizado no Avenida Universitária, no Setor Leste Universitário, ao lado da Escola do Futuro em Artes Basileu França. O ponto foi escolhido de forma estratégica por estar próximo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), e assim, incentivar a integração entre governo, empresas e universidades.
A reforma do prédio durou cerca de um ano e teve um investimento inicial estimado em R$ 12 milhões. O espaço conta com 2 mil metros quadrados, 3 pavimentos, áreas de coworking (ambientes de trabalho compartilhados), salas de reunião e espaços com mesas e cadeiras para treinamentos e oficinas (veja fotos).
Como vai funcionar?
Lidiane explicou à TV Anhanguera que o espaço foi pensado para reunir o ecossistema de inovação com a funcionalidade de trazer o empreendedorismo inovador para Goiás.
“O nosso objetivo é fazer conexões e poder incentivar o empreendedorismo para pessoas e também para empresas”, contou.
Segundo ela, é um espaço que dá para fazer networking entre empresas, investidores e startups, fechar parcerias, pensar em novas estratégias e construir novos negócios.
Além disso, é possível implantar a inovação aberta, que é o diálogo e colaboração entre empresas para gerar mais conhecimento e soluções. Para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), há expectativa que projetos inovadores sejam criados no HUB.
Apesar de o espaço já estar pronto e inaugurado, a organização sem fins lucrativos que vai administrar o HUB ainda será escolhida. Conforme Liliane, o processo licitatório está sendo finalizado e a previsão é que em breve o local esteja liberado para uso.
“Esperamos que a partir de março ele (HUB) já esteja aberto ao público”, disse.
Fonte: G1