2022 foi diferente de tudo o que imaginávamos. Reencontros, descobertas e inovações que colocaram à prova a nossa capacidade de adaptação. Alguns exemplos disso, são: a primeira vacina contra a malária, o retorno da Copa do Mundo, a chegada do 5G no Brasil e claro, como não falar do tema da hora… o lançamento do ChatGPT. Além disso, tivemos os primeiros momentos de retomada após dois anos atípicos, com a volta presencial às escolas, os processos de trabalhos híbridos, o retorno de eventos presenciais, os primeiros shows e festivais. Hoje, com tanta novidade acontecendo, parece um passado distante, demostrando, mais uma vez, a nossa incrível capacidade de adaptação.
E nosso onono®️, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF para América do Sul, esteve sempre ligado para identificar as oportunidades trazidas por estes desafios, que elevaram nossa colaboração e nos consolidou ainda mais como um espaço para cocriação e inovação – dentro e fora da BASF.
O ano foi de trabalho intenso, com muitos desafios e colaborações, o que nos fortaleceu como parceiro estratégico de inovação aberta com nossos clientes e todo o ecossistema. Somente nesse período foram mais de 50 mil conexões (esse é o número de pessoas que estabeleceu algum vínculo conosco, seja fisicamente ou por meio dos canais digitais) e 24 workshops de inovação. Fomos reconhecidos como empresa TOP 1 da Indústria Química e, este ano, a 5ª colocada no ranking da TOP 100 Open Corps 2022, bem como o destaque entre as 20 empresas que possuem mais práticas e estratégias de inovação aberta segundo ranking da The Bakery, consultoria de inovação do Reino Unido, junto a ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Também, vencemos o Prêmio Nacional de Inovação da CNI, na categoria de Inovação de Processos.
Também cito, alguns exemplos dos desafios de inovação aberta: foram ao todo 17 projetos na América do Sul, dentre eles, o desenvolvimento de uma ferramenta feita com impressão 3D para ajudar o time responsável pela divisão de agronegócio da BASF. Apoiando na melhora das operações, o processo produtivo ficou 5 vezes mais ágil, colaborando com a eficiência e ergonomia dos colaboradores.
Nem sempre temos todas as soluções para os desafios propostos, por isso, a nossa fórmula é a cocriação. Assim, buscamos inserir e integrar empresas que possam oferecer infinitas possibilidades, desde soluções digitais a formulações naturais. Dessa forma, conseguimos colaborar no desenvolvimento de protótipos inovadores para nossos clientes e parceiros olhando não só o core business, mas também oportunidades em outros horizontes, que é justamente o propósito central da inovação aberta.
Colaboração foi a palavra-chave do ano, foi por meio dessa cultura que conseguimos apoiar na mudança interna de mentalidade de cocriação inovativa da BASF, bem como dos demais clientes e parceiros. Hoje, as áreas de negócios da companhia são promotoras do onono®️ e nos enxergam como um pilar que apoia na construção de relações colaborativas e inovadoras com seus clientes. Em poucas palavras, somos um agente de mudança.
No onono+, nossa plataforma de streaming com vídeos sobre sustentabilidade, diversidade & inclusão e transformação na indústria química, foram publicados mais de 160 conteúdos e alcançamos a marca de mais de 17 mil membros.
Por mais um ano, realizamos o Programa Universidades, realizando um desafio com a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), instituição com foco em tecnologia da informação e gestão empresarial. No “Challenge”, estudantes prototiparam softwares utilizando inteligência artificial para análises de sentimento para NPS (metodologia que avalia o grau de satisfação de clientes). Também, nos aproximamos de universidades, para mapear oportunidades em programas de economia circular, tema que faz parte essencial da nossa estratégia de sustentabilidade.
Buscando aumentar a conexão com nossos clientes e colaboradores, realizamos programas de intraempreendedorismo, como, por exemplo, o Ideathon, orientado a oferecer conhecimento e trazer ideias de negócio utilizando ferramentas de Web 3.0 e Metaverso na indústria. E o ReCriar, para promover programas de economia circular, onde aplicamos a metodologia de Innovation Rocket proposta por Dante Lopes. Também, colaboramos como co-sponsors do Braskem Labs, programa de inovação da Braskem.
Estas conquistas permitiram conhecer pessoas incríveis tanto dentro da BASF, como do ecossistema que fizeram com que a jornada fosse mais interessante, rica e sobretudo divertida. E isso só melhora. Como meu primeiro ano no Brasil, só tenho a agradecer.
Refletindo sobre o que vem, estamos empenhados em seguir promovendo um espaço de experimentação, troca e experiências transformadoras que atendam às necessidades da sociedade e nos ajudem a construir um futuro mais sustentável. Por meio, da nossa colaboração e parcerias com organizações que compartilham os mesmos objetivos, acreditamos que juntos podemos construir algo espetacular, permitindo que as empresas e nós, como pessoas, estejamos melhor preparados para enfrentar o amanhã.
Fonte: LinkedIn Notícias