INOVAÇÃO

Search
Close this search box.

Veja como se especializar nas carreiras mais promissoras criadas pelo metaverso

Em 10 anos, 23 milhões de empregos em todo o mundo irão utilizar a realidade virtual

O conceito de metaverso é baseado na ideia da criação de um universo paralelo totalmente virtual, algumas empresas já adotaram essa tecnologia no dia a dia diante de algumas atividades, como, por exemplo, em recrutar seus colaboradores. Segundo um estudo da PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, atualmente, cerca de um milhão de empregos possuem realidade virtual, e em menos de 10 anos essa tecnologia estará presente em 23 milhões de empregos em todo o mundo.

A tecnologia, de tempo em tempo, traz uma nova realidade à sociedade, onde os usuários podem criar seus próprios avatares para representar uma marca no ambiente digital e, por meio deles, as pessoas podem aprender, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares. Comparando o mês de março de 2022 com o de 2021, a busca pelo termo “metaverso” cresceu 44%, segundo o Google.

É importante que o público que se interesse pela área da tecnologia esteja antenado com às novidades e tendências do mundo. Segundo informações do Ey Building a Better Working World (líderglobal em serviços de auditoria, impostos, transações e consultoria), as transformações que irão ocorrer no mercado de trabalho devido ao impacto do metaverso são gigantes, inclusive impactar na geração de novas funções dentro já de algumas profissões, como as seguintes:

  • Especialistas em bloqueio de anúncios: O papel deste profissional será administrar a invasão comercial no metaverso, que deve ser inundado por publicidade como algumas páginas da internet, hoje.
  • Construtor do novo mundo: Nesse caso, tem muito a ver com o mundo dos gamers, para construir novas soluções e produtos no metaverso. É preciso ter a visão do todo para a criação de algo que ainda não existe.
  • Estrategista de metaverso: Responsáveis pela identificação e desenvolvimento das oportunidades de mercado. Esses profissionais deverão ter amplo conhecimento na área de negócios, gerenciamento e marketing.
  • Gerente de segurança: Assim como na internet atual, a segurança no metaverso será um dos temas mais importantes. É necessário prever e atuar rapidamente em caso de problemas relacionados à vulnerabilidade. Uma das formações desse profissional deverá ser a engenharia de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.
  • Storyteller (contador de histórias): O profissional será responsável pela projeção das missões imersivas, ou seja, a linha de experiência no metaverso, cenários de treinamento, oportunidades de marketing etc.

A criação de novos empregos é algo que será intenso, porque de outro lado vai levar a extinção de algumas profissões, pela atualização de novas metodologias e processos. A demanda de empresas à procura de pessoal capacitado será alta.

Fonte: Revista Empreende