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Investimento em marketing esportivo cresce 23% comparado com cenário anterior

De acordo com o Google, a busca das empresas pelo marketing esportivo foi de 67% em Dezembro de 2021 contra 44% no mesmo período de 2019 antes da pandemia

Empresas que apoiam atletas e times, de diversas modalidades esportivas, não são novidade no Brasil e no mundo. O marketing esportivo existe desde 1920, quando a empresa norte- americana Hillerich & Bradsby (H&B — atualmente conhecida como Slugger Museum & Factory), fez uma campanha de marketing e liderou a produção de tacos de beisebol. Este tipo de marketing aumenta receitas, torna marcas mais valiosas, e democratiza o acesso ao esporte.

Giovana Pinheiro (27 anos) e Fernando Gavini(44 anos) criadores do canal de conteúdo OTD (Olimpíada Todo Dia) sentiram esse crescimento desde dezembro do ano passado. (Foto: Festival Path, 2021).

O que poucos especialistas esperavam era que a união entre o esporte e as marcas como a XP Investimentos, Eletromidia, e etc superasse o período pré-pandêmico. E foi o que ocorreu. Segundo o Google, a busca das empresas pelo marketing esportivo foi de 67% em Dezembro de 2021 contra 44% no mesmo período de 2019 antes da pandemia. Ou seja, as empresas entenderam que alinhar a marca ao esporte rende reconhecimento pelo público final, potencializa a retenção dos atuais clientes , e ainda democratiza o acesso ao conteúdo de modalidades esportivas que podem parecer distante dos brasileiros﹒Foi exatamente o que ocorreu entre a parceria do OTD (Olimpíada Todo Dia) e a XP Investimentos.

A sociedade entre o OTD e a XP Investimentos foi firmada no início dos Jogos em Pequim, o principal evento esportivo de inverno do mundo. E continuará na cobertura dos jogos paralímpicos que acontecerão do dia 4 a 13 de Março. A Olimpíada e Paralimpíada estão sendo sediadas na China. São 15 modalidades disputadas por atletas no mundo inteiro. Entre elas: Esqui Alpino, Hóquei sobre o gelo, Snowboard, entre outros. ” Trazer essas modalidades tão distantes do convívio de muitos brasileiros, afinal, vivemos em um país tropical, é aproximar outras culturas. Nós, cobrimos todas as modalidades olímpicas, 24 horas por dia, e o nosso canal de notícia se tornou um balizador para muitas instituições esportivas e não esportivas. Inclusive em Tóquio, na olimpíada de 2021, cobrimos tanto a olimpíada quanto a paralimpíada sem redução no quadro do nosso pessoal e com a mesma importância. É dar a mesma relevância em todas as esferas do esporte”, relembra Fernando Gavini, sócio – diretor do OTD.

A ética e profissionalismo do Olímpiada Todo Dia foi perceptível ao time da XP Investimentos que ao acompanhar a cobertura do time do OTD, em Toquio, enxergou a possibilidade de firmar uma parceria. “O OTD democratizou o acesso à informação relacionada aos esportes olímpicos e a XP se identifica com isso, pois fizemos o mesmo no mundo de investimentos. A gente quer estar ao lado de parceiros que compartilhem dos mesmos valores, como é o caso do OTD”, diz Caroline Namora, head de marketing da XP.

Com a parceria, o OTD disponibilizou conteúdos robustos para a XP sobre as modalidades, tabelas de jogos, atletas envolvidos, entre outros. A XP já está utilizando estes conteúdos nas redes e continuará o trabalho nas paralimpíadas. Como por exemplo a associação do Esqui Cross Country com investimentos a longo prazo. “As empresas que apoiam a cobertura do esporte olímpico, por nós, do OTD, têm acesso a conteúdos em formato 360°, de texto a video, distribuição em todas as redes sociais, além de toda a consultoria que damos aos gestores sobre as experiências dos atletas, montamos projetos personalizados, quais esportes tem mais sinergia com o negócio, e como o esporte pode alavancar lucros e tornar a marca mais valiosa. Isso é o que o OTD entrega. Somos um time de jornalistas dedicados full time nas modalidades olímpicas e que entrega esse conteúdo para todos (a)”, explica Giovana Pinheiro, sócia-diretora do OTD.

Para o OTD a parceria firmada com a XP só prova o quanto o canal de notícias está no caminho certo já que anteriormente sustentou marcas como Nissan e Ajinomoto. É a consolidação de um trabalho de 5 anos executado com foco e disciplina na cobertura do esporte. Para a XP, a parceria alinha o propósito de tornar acessível a todos (a) os investimentos atrelados a paixão dos brasileiros: o esporte.

Fonte: Revista Empreende