INOVAÇÃO

Search
Close this search box.

Relembre os sete golpes online que marcaram 2021

O ano de 2021 registrou os maiores incidentes de segurança digital da história do país, aponta a PSafe. Dados da empresa de cibersegurança mostram que, somente nos meses de janeiro, fevereiro e setembro, houve vazamento de 600 milhões de dados na deep web e em sites públicos. A disponibilização de informações sensíveis online abriu caminho para golpes de estelionato, que incluem phishing, falsas promoções e golpes bancários: de janeiro a novembro foram registradas mais de 44 milhões de tentativas do tipo. O WhatsApp, como de costume, foi um dos principais vetores de ataques.

Além disso, criminosos aproveitaram eventos como o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e o saque do FGTS para aplicar golpes. A continuidade da pandemia e a manutenção de hábitos digitais como o uso de ferramentas de videochamada também aumentaram as janelas de oportunidades para golpes de sextorsão. O TechTudo separou uma lista com os sete golpes online que marcaram o ano de 2021.

1. Golpe do falso pagamento

golpe do pagamento falso foi responsável por 42% dos casos de crimes no comércio eletrônico no primeiro semestre de 2021, causando prejuízo de R$ 6 milhões a vendedores de marketplaces. Na fraude, o comprador envia um comprovante de pagamento ou de agendamento da transação para o vendedor do produto, alegando que a transferência bancária foi processada. Em muitos casos, o vendedor acredita e realiza o envio do produto sem realizar maiores verificações.

Quando o vendedor se dava conta que havia sido vítima de um golpe, o “consumidor” sumia e não respondia mais. O golpe do pagamento falso acontece em plataformas como WhatsApp frequentemente, o que dificulta a mediação entre as duas partes.

2. Golpes no WhatsApp

Bastante utilizado no dia a dia dos brasileiros, o WhatsApp é um dos principais vetores para a distribuição de ataques. O phishing, modalidade de golpe que visa à obtenção de dados pessoais, é o preferido pelos criminosos. De acordo com a Avast, os ataques de phishing aumentaram 30% nos meses de junho a outubro de 2021. Como isca, os criminosos utilizam sorteios que precisam ser repassados para amigos, promoções de última hora e ofertas imperdíveis — enviadas em nome de grandes varejistas.

Entre os golpes disseminados no WhatsApp em 2021 estão o golpe da entrega falsa, que mirava em pessoas que estavam esperando a chegada de produtos comprados online, e o golpe do aniversário de 30 anos da Amazon, segundo o qual a empresa estava dando presentes. Para ganhá-los, porém, era preciso clicar em um link malicioso que redirecionava para uma página parecida com a do e-commerce.

O ano também foi marcado pelo retorno do golpe do WhatsApp clonado. Nesta nova modalidade, criminosos entravam em contato fingindo ser funcionários do Ministério da Saúde e estar realizando pesquisas sobre a Covid-19 para roubar a senha da verificação em duas etapas.

Fonte: Techtudo